Segurança
Assim como em um processo fabril, o veículo deve ser tratado como um equipamento que deve oferecer a máxima performance, com o menor custo de manutenção e com a máxima longevidade dos componentes, dentre eles, os pneus. A manutenção preventiva e preditiva é a melhor forma de tornar a vida do pneu longeva. Dentre os itens desta manutenção, as condições da geometria de suspensão e direção talvez sejam o principal fator a ser observado, porque evita desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Estas condições podem ser verificadas regularmente em um mecânico de confiança, ou ainda, podem ser controladas pela maioria das pessoas por meio de uma observação frequente dos pneus sempre que, por exemplo, o usuário fizer rodízios ou realizar trocas de óleo do motor ou dos próprios pneus. Além da geometria, destacado mais acima, deve-se dedicar especial atenção à pressão de inflação de ar e ao rodízio dos pneus.
A troca de pneus não é uma tarefa tão fácil. Além de seguir todas as recomendações do fabricante do veículo, siga alguns cuidados recomendados para não sofrer riscos de acidentes na hora da desmontagem/montagem:
- Somente pessoas treinadas devem montar os pneus.
- Combine o diâmetro do aro com o diâmetro do pneu.
- Nunca monte um pneu em um aro rachado, torto, enferrujado, danificado ou reparado.
- Substituir todas as válvulas de ar das rodas por novas.
- Limpe e lubrifique o aro e os talões do pneu.
- Use uma mangueira extensora de ar com manômetro e trava de gatilho.
- Prenda a roda na máquina de montagem do pneu ou coloque-o em uma caixa de segurança.
- Fique afastado e nunca se debruce ou chegue perto do conjunto pneu/aro ao inflá-lo.
- Nunca infle o pneu acima de 40 psi (250 kPa) no momento de assentar o talão no aro da roda.
- Ajuste a pressão do pneu às recomendações do fabricante do veículo após os talões estarem assentados.
Uma maneira fácil de prolongar ainda mais a vida útil dos pneus Dunlop é a manutenção regular. Sempre que precisar, seja em casa ou na oficina mecânica, verifique regularmente os seguintes itens:
- Verifique a pressão correta dos pneus, segundo as recomendações do fabricante do seu veículo.
- Ajuste a calibragem, se necessário, mas lembre-se: nem todos os manômetros são precisos.
- Veja se há cortes, saliências ou danos na lateral do pneu.
- Confira se há sujeira ao redor das válvulas e se existem fugas.
- Veja também se há pedras ou outros objetos estranhos presos na banda de rodagem dos pneus.
- Verifique o alinhamento da direção e balanceamento.
- Examine possíveis sinais de vibração, oscilação ou desgaste irregular dos pneus.