Categories: Conheça seu pneu

Saiba Ler Seu Pneu

Saiba Ler Seu Pneu

No flanco do pneu estão gravadas informações completas para ajudar você a identificar, adquirir e oferecer vida longa aos seus pneus. Veja como fazer a leitura na imagem abaixo:

Relação entre largura e altura da seção

É a proporção em porcentagem entre a altura da seção lateral e a largura nominal do pneu. Gravado no flanco, o número X, por exemplo, significa que sua altura é de X% de sua largura.

Largura nominal do pneu

É a distância linear entre as paredes externas laterais dos pneus.

Diâmetro do aro

Esse é o diâmetro nominal do aro, medido em polegadas

Modelo do pneu

Esse é o nome do seu pneu Dunlop. Nele, além dessa informação, outras indicações podem estar gravadas:

– TT – (Tube Type) Pneu com câmara;
– TL – (Tubeless) Pneu sem câmara;
– M+S – (Mud and Snow) Pneu para lama e neve;
– LT – (Light Truck) Pneu para caminhões leves e camionetas;
– País de origem;
– Flecha de rotação: importante para identificar o “lado certo de rodar”, quando o desenho da banda de rodagem é direcional;
– TWI – (Tread Wear Indicator) Indicador de desgaste da banda de rodagem;
– XL – (Extra Load) Pneu reforçado;
– Marcação Outside/Inside: aponta qual lateral precisa ficar voltada para o lado de fora, em pneus com banda de rodagem com desenho assimétrico;
– MFS – (Maximum Flange Shield) Protetor de borda de roda;

Índice de carga

É um código numérico associado a carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu. Na figura ao lado o número X corresponde à um índice em kg.

Ex: Índice de carga 94 = 670 kg por pneu.

Índice de velocidade

Este símbolo indica a velocidade máxima na qual um pneu pode levar uma carga correspondente a seu índice de carga nas condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu.

Ex: W = 270 km/h

Tipo de construção

Neste ponto, você reconhece o pneu pelas marcações “R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal.

admin

View Comments

  • Hi there to all, how is everything, I think every one is getting more from this site, and your views are fastidious for new users. Jacklyn Robin Coriss

  • Excellent way of telling, and pleasant article to obtain facts regarding my presentation focus, which i am going to convey in school. Theadora Barney Orose

  • It as very straightforward to find out any matter on net as compared to books, as I found this article at this web page. Lillis Roosevelt Fayina

  • Very good post. I am dealing with many of these issues as well.. Sybyl Herbie Wenn

  • Very good article. I am facing a few of these issues as well.. Brandais Weider Philemol

  • I think the admin of this site is really working hard in favor of his site, as here every information is quality based information. Vannie Arne Magnus

Recent Posts

Segurança

Segurança Assim como em um processo fabril, o veículo deve ser tratado como um equipamento…

5 anos ago

Etiquetagem de Pneus

Etiquetagem de Pneus Resistência ao Rolamento Aderência em Pista Molhada Ruído O Programa Brasileiro de…

5 anos ago

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes Tudo o que você precisa saber sobre pressão, montagem e calibragem, entre outras…

5 anos ago

Cuidados Com o Pneu

Cuidados Com o Pneu Veja abaixo os cuidados que você deve ter com seu pneu:…

5 anos ago

A História do Pneu

A História do Pneu O pneu que seu veículo usa e que você conhece e…

5 anos ago

Conheça Seu Pneu

Conheça Seu Pneu Os pneus são o único ponto de contato entre o automóvel e…

5 anos ago

This website uses cookies.