A troca de pneus não é uma tarefa tão fácil. Além de seguir todas as recomendações do fabricante do veículo, siga alguns cuidados recomendados para não sofrer riscos de acidentes na hora da desmontagem/montagem:
- Somente pessoas treinadas devem montar os pneus.
- Combine o diâmetro do aro com o diâmetro do pneu.
- Nunca monte um pneu em um aro rachado, torto, enferrujado, danificado ou reparado.
- Substituir todas as válvulas de ar das rodas por novas.
- Limpe e lubrifique o aro e os talões do pneu.
- Use uma mangueira extensora de ar com manômetro e trava de gatilho.
- Prenda a roda na máquina de montagem do pneu ou coloque-o em uma caixa de segurança.
- Fique afastado e nunca se debruce ou chegue perto do conjunto pneu/aro ao inflá-lo.
- Nunca infle o pneu acima de 40 psi (250 kPa) no momento de assentar o talão no aro da roda.
- Ajuste a pressão do pneu às recomendações do fabricante do veículo após os talões estarem assentados.
Uma maneira fácil de prolongar ainda mais a vida útil dos pneus Dunlop é a manutenção regular. Sempre que precisar, seja em casa ou na oficina mecânica, verifique regularmente os seguintes itens:
- Verifique a pressão correta dos pneus, segundo as recomendações do fabricante do seu veículo.
- Ajuste a calibragem, se necessário, mas lembre-se: nem todos os manômetros são precisos.
- Veja se há cortes, saliências ou danos na lateral do pneu.
- Confira se há sujeira ao redor das válvulas e se existem fugas.
- Veja também se há pedras ou outros objetos estranhos presos na banda de rodagem dos pneus.
- Verifique o alinhamento da direção e balanceamento.
- Examine possíveis sinais de vibração, oscilação ou desgaste irregular dos pneus.